• Tamandaré Notícias

CONFIRMADA A PRIMEIRA MORTE POR VARÍOLA DOS MACACOS NO BRASIL

O Ministério da Saúde confirmou a morte de um brasileiro de Minas Gerais por varíola dos macacos. Ele tinha 41 anos e tinha problemas graves de imunidade e comorbidades, incluindo um quadro de linfoma, câncer no sistema linfático, que levaram ao agravamento clínico.

Segundo o último balanço do Ministério da Saúde, o Brasil tem mais de 1,2 mil casos confirmados.

O principal sintoma da varíola dos macacos é o surgimento de bolhas, feridas, irritações ou espinhas na pele, especialmente na região dos genitais, do ânus, dos braços e da face. Segundo a OMS, a doença é geralmente autolimitada (isto é, que se resolve espontaneamente), com sintomas que duram de 2 a 4 semana. No entanto, casos graves podem ocorrer, especialmente entre crianças e pessoas com baixa imunidade, informa o órgão.

Os quadros mais sérios estão relacionados à extensão da exposição ao vírus, à natureza das complicações e ao estado de saúde do paciente. As complicações mais graves podem incluir infecções secundárias, broncopneumonia, sepse, encefalite e infecção da córnea com consequente perda de visão, segundo o órgão internacional.


Tamandaré Notícias



135 visualizações0 comentário